Sem grandes esforços, a futura mamãe poderá continuar executando algumas tarefas domésticas.

As tarefas domésticas que não implicam em riscos diretos, podem ser desempenhados pela gestante. Ao contrário de atividades que exijam esforço, ou posturas desaconselhadas.As reformas no lar ou, até mesmo a mudança de casa, são tarefas que a futura mamãe deve aprender a delegar ao seu companheiro e/ou familiares.

As tarefas domésticas habituais podem ser executadas pela futura mamã. No entanto, o aumento da barriga vai impedi-la de efetuar algumas tarefas da casa.

Vai precisar evitar as funções que necessitam de um esforço excessivo, como ir às compras, carregar peso, ou as que impliquem um evidente perigo para você e para o bebê, como subir escadas, pois há sempre o risco de de cair.

Deve igualmente evitar qualquer ação que envolva a compressão excessiva do abdómen ou o esforço excessivo da coluna vertebral.

Mesmo assim, é importante prestar atenção nas dicas abaixo, uma vez que não deve se cansar muito, sempre que tiver que executar mesmo as tarefas mais simples:

Fazer a Cama

Caso a cama seja muito baixa, procure soluções que facilitem esta tarefa, para que fique pronta de uma só vez, como substituir o lençol pela capa de edredon.

Lembre-se que não deve inclinar-se para a frente, mas sim dobrar as pernas ou, caso se sinta mais confortável, fazer a cama de joelhos.

Limpar o pó

Limpe as superfícies onde é fácil de chegar.

Quanto às mais altas, o melhor é pedir ajuda! Não suba escadas ou locais que possam aumentar o risco de quedas.

Já com relação aos locais mais baixos, apoie os joelhos no chão, ao invés de dobrar a coluna.

Quanto à escolha dos produtos de limpeza, opte pelos naturais ou de baixo teor químico.

Passar ferro

As pernas e a coluna são as que mais sofrem com esta tarefa. Por isso, prefira passar em pequenas etapas, no máximo por 30 minutos.

Colocando a tábua o mais alto possível, para evitar que se incline sobre ela.

Caso consiga passar ferro sentada, regule a altura da tábua e sente-se numa cadeira confortável.

O calor irradiado pelo ferro também, se em excesso, poderá ser prejudicial, portanto, pare um pouco quando começar a sentir calor.

Aspirar e lavar o chão

Manter a coluna reta é uma regra imprescindível nestas duas tarefas. O ideal é que mexa apenas os braços e não exerça força na coluna.

É importante que a a futura mamãe não se arrisque em lavar a casa. O risco é muito grande de escorregar.

Se tiver que passar pano, será necessário muito cuidado, além disso, é aconselhável que não encha muito o balde com água, para evitar o peso de o transportar.

Corra de cheiros fortes dos produtos químicos para limpeza, transfira a responsabilidade para outra pessoa, ou opte por produtos naturais.

Cozinhar

Quando os enjoos ficarem mais intensos, sempre que possível, procure delegar esta tarefa para alguém.

A verdade é que, apesar de ser uma tarefa simples, algumas mulheres não se alimentam bem durante a gravidez, principalmente  se tiverem que cozinhar e ter que se acostumar com o cheiro da comida, que muitas vezes intensifica ainda mais o enjoo.

Caso consiga fazê-lo, saiba que não convém colocar-se de frente para o fogão, proteja  a barriga do calor; mantenha-se de lado e por curtos períodos.

Durante a gravidez, a futura mamãe deve evitar se agachar, se curvar e fazer movimentos bruscos. Lembre que a sua saúde e a do bebê deve ser sempre a prioridade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here