A rotina é fundamental para o bebê porque dá segurança.

Veja a importância de estabelecer uma rotina na vida do bebê, e confira algumas dicas de como deve ser o dia-a-dia do seu pequeno e como isso muda conforme a idade.

Educação Infantil

Geralmente, rotina é um assunto que os adultos não curtem e, muitas vezes, surge acompanhado por caretas e adjetivos sobre uma vida sem graça e cheia de mesmice.

Para o bebê, no entanto, é algo imprescindível. A rotina é muito importante para a educação e a formação da personalidade da criança.

Os horários fixos e atividades diariamente repetidas dá para a criança uma sensação de segurança, pois ela saberá esperar o momento certo para as suas necessidades.

É papel dos pais organizarem a vida do filho desde o momento em que ele acorda até a hora de dormir. Se ele faz o que quer quando quer, terá futuramente dificuldades para seguir a rotina.

Para definir os horários das tarefas, cada família deve levar em conta seus hábitos e adaptar o pequeno ao dia-a-dia da casa.

É preciso estipular horários para acordar, fazer as refeições, brincar e dormir, mas não é uma camisa de força.

No final de semana a rotina pode mudar. Os pais estão de folga, a família vai passear, e o dia acaba sendo diferente.

Dicas para definição de horários:

  • Os horários das refeições e de ir para a cama são à base da rotina.
  • O importante é ajudá-lo a conseguir fazer tudo num tempo razoável.
  • Quando você demora muito para dar banho e colocar a criança na cama, essa tarefa acaba roubando horas do seu período noturno. Mas sem um tempo suficiente, seu filho terá maior dificuldade de desacelerar. A criança sente quando você está com pressa.
  • Não seja rígida. Se der uma tolerância de meia hora em um horário ou outro, não fará tanta diferença no fim do dia.
  • Seja realista. Se o seu filho sempre demora mais para se vestir, reserve um tempo suficiente para essa tarefa. Não arrume um problema para você mesmo mais tarde.
  • Reserve horários especiais para dedicar atenção especial a cada filho. O papai deve fazer o mesmo. Hoje, a mamãe dá banho no caçula e o papai lê uma história antes de colocá-lo na cama. Amanhã vocês trocam. Se isso não for possível, garanta que a criança terá um final de semana com o papai, outro com a mamãe.
  • Inclua um tempo de qualidade para você e seu companheiro. Essa é uma necessidade para o bom relacionamento do casal. Você não acha?

0 a 3 meses

Nesta fase, o pequenino não terá horários fixos. Ele vai dormir praticamente o dia todo (em média 18 horas), mamar e ter a fralda trocada sempre que necessário.

Apesar da recomendação de oferecer a mamada a cada três horas, pode haver casos em que o bebê necessite se alimentar em um intervalo menor.

Como ele se alimenta exclusivamente de leite materno a mãe deverá dar o alimento sempre que precisar.

As trocas de fraldas seguem praticamente o ritmo das mamadas, contabilizando uma média de oito trocas. Em cada uma, o ideal é lavar as partes íntimas da criança com água e sabão, e deixe o banho do corpinho inteiro no período mais quente do dia.

Depois do banho, uma massagem de alguns minutinhos com óleo próprio para o bebê vai estreitar ainda mais a relação entre mãe e filho.

Outra atividade que está no roteiro do pequeno desde o primeiro mês é o banho de sol diário por 15 minutos. Essa media estimula o organismo a produzir vitamina D, importante para a classificação dos ossos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here